Dicas Prazer

Masturbar é saudável e faz bem!



 
A masturbação ainda apresenta os seguintes benefícios:
- Ajuda mulheres que têm dificuldades em ter orgasmo
- Ajuda homens que apresentam ejaculação precoce
- Melhora os sintomas da TPM
- Reduz o estresse
- Melhora a qualidade do sono
- Alivia cólicas menstruais

Masturbação é o ato de estimular a própria região genital de modo a obter prazer sexual. A masturbação é geralmente feita pela própria pessoa com as mãos, mas também pode ser feita com objetos ou com o auxilio de parceiros(as). Neste texto vamos abordar a masturbação masculina e a masturbação feminina do ponto de vista médico.
Para o que serve a masturbação e quem se masturba?
Basicamente todo mundo se masturba; estima-se que 95% dos homens e 90% das mulheres já se masturbaram alguma vez na vida. A masturbação é um meio de aliviar as tensões sexuais que todas as pessoas sentem; o desejo sexual é algo natural que ocorre com todas as pessoas, mesmo naquelas que negam. A masturbação é normalmente usada quando o individuo sente desejo de ter relações sexuais, mas não as pode ter no momento. Este desejo pode surgir de vários modos distintos, vendo imagens em vídeo ou revistas, ouvindo histórias, lembrando de relações anteriores, recebendo carícias, beijando alguém, etc.

Homens e mulheres sentem necessidade de se masturbar, porém, por vivermos em uma sociedade machista e conservadora, a masturbação feminina ainda é menos aceita que a masculina. É muito mais fácil, por exemplo, os pais aceitarem que seu filho adolescente se masturba com frequência do que sua filha. Enquanto os rapazes conversam abertamente sobre masturbação no inicio da adolescência, este tema não é tão natural entre as meninas. Conforme a maturidade vai chegando, as mulheres começam a ser tornar sexualmente mais seguras e a masturbação torna-se mais comum, apesar de muitas não terem coragem de admitir.
A masturbação pode iniciar-se ainda quando bebê, fazendo parte do processo de conhecimento do próprio corpo. Algumas crianças aprendem cedo que a estimulação dos órgãos genitais provoca prazer, e o fazem inocentemente, sem que haja fantasias sexuais por trás. O pais não devem ficar desesperados se seus filos pequenos se masturbarem. Raramente há intenção sexual por trás e uma reação violenta pode causar traumas. Crianças que se masturbam com frequência podem estar passando por períodos de estresse que os pais não têm conhecimento. A masturbação intencional para alívio das tensões sexuais começa entre os 10 e 14 anos de idade.


A masturbação, principalmente masculina, é mais comum na adolescência. Alguns jovens podem se masturbar diariamente, às vezes mais de uma vez por dia. A necessidade de se masturbar diminui com a idade, mas permanece por toda a vida, mesmo com pessoas casadas. O fato do parceiro(a) se masturbar não significa necessariamente que haja insatisfação na vida sexual do casal. A masturbação e o sexo com penetração são atos sexuais diferentes e complementares.
Como é feita a masturbação?
A masturbação é na maioria dos casos uma atividade individual onde o homem, ou a mulher, usam as mãos para obter estimulo sexual dos seus genitais. A masturbação também pode ser feita com o auxílio de um(a) parceiro(a). Muitas mulheres têm dificuldades em atingir o orgasmo apenas com a penetração, sendo a estimulação direta do clitóris uma opção para melhorar a qualidade da vida sexual do casal.
A maioria dos homens usa apenas as mãos para se masturbar, enquanto que nas mulheres é comum o uso de métodos como vibradores ou outros objetos. Um dos raros problemas de saúde da masturbação ocorre quando há penetração com objetos, seja na vagina ou ânus. Estes podem ferir e ficarem presos nas cavidades, causando dor e constrangimento. Deve-se evitar a masturbação com objetos que não feitos para tal propósito. Existem no mercado de produtos eróticos masturbadores masculinos e masturbadores femininos que auxiliam a masturbação sem causar riscos à saúde.
Mitos sobre masturbação
Há indícios que o homem e a mulher se masturbam desde o início dos tempos. Existem peças arqueológicas com mais de 6000 anos que apresentam claramente imagens de homens e mulheres se masturbando. Entretanto, ao longo dos tempos e das diferentes sociedades, o ato de se tocar ganhou interpretações diferentes. Desde o século 17, as sociedades mais religiosas e conservadoras têm sido cada vem mais intolerantes com a masturbação, classificando-a como algo pecaminoso e errado. É muito comum ver religiosos procurarem na bíblia passagens que possam ser interpretadas como prova de que o ato é errado. Junto com essa condenação começaram a surgir mitos sobre possíveis malefícios da masturbação para a saúde. Para se ter ideia de alguns absurdos, nos séculos 17 e 18 a igreja católica chegou a considerar a masturbação um pecado pior que o incesto, algumas sociedades consideravam o ato um crime com penas duríssimas e até médicos lançavam livros versando sobre supostas doenças causadas pelo ato de se masturbar.
Não vou entrar no mérito religioso da questão, discutindo se a masturbação é ou não pecado, até porque se tocar é visto com gravidades distintas entre as várias religiões e religiosos; em algumas religiões orientais o ato até é estimulado, enquanto que na cultura judaico-cristã a masturbação é firmemente condenada. Este texto é voltado para todas as pessoas, religiosas ou não, crentes em Deus ou não, portanto, vou me ater apenas às questões de cunho científico. Felizmente a medicina de hoje é baseada em fatos científicos e em nada se assemelha àquela praticada há alguns séculos que condenava a masturbação.
Vou listar alguns dos mitos mais comuns. Não é verdade que:
- Masturbação causa acne
- Masturbação faz crescer pelos nas mãos.
- Masturbação causa cegueira ou qualquer outro problema visual.
- Masturbação causa impotência.
- Masturbação causa perda de memória ou qualquer outro problema cerebral.
- Masturbação provoca insanidade.
- Masturbação causa gota.
- Masturbação deixa um braço maior que o outro.
- Masturbação faz crescer o peito em homens.
- Masturbação causa infertilidade.
- Masturbação causa artrose.
- Masturbação provoca sangramentos na urina
- Masturbação aumenta o tamanho o pênis.
- Masturbação afina o pênis.
- Masturbação causa infecção urinária
- Masturbação faz mal à saúde.
- Masturbação vicia.
- Masturbação causa calvície
Muitos desses mitos, criados com intuito de demonizar a masturbação, surgem através de distorções e manipulações de alguns fatos. Por exemplo, a relação com a acne é facilmente difundida por ser a adolescência a época em que a explosão hormonal tanto provoca o aparecimento das espinhas, quanto um maior desejo de se masturbar. O mesmo vale para a ginecomastia, que é mais comum em adolescentes. A relação com a loucura provavelmente surgiu pelo fato de pacientes com demência ou doença psiquiátrica grave perderem a inibição e se masturbarem em público. O mito do vício é outra interpretação equivocada dos fatos. Realmente algumas pessoas criam compulsão pelo ato, masturbando-se mais de 10x por dia. O comportamento compulsivo, porém, é comum no ser humano e não é desencadeado pela masturbação. Existem pessoas que são compulsivas em lavar as mãos, e não é por isso que vamos considerar o ato de lavar as mãos viciante.
Estes são apenas alguns mitos, existem muitos outros. A masturbação não causa nenhum problema à saúde, seja física ou mental; ela, na verdade, pode até trazer benefícios como veremos mais à frente. A opinião atual da comunidade médica é de que se masturbar é natural e saudável em todas as idades e sexos, contanto que não seja compulsivamente ou em público. Se a masturbação não interfere no seu dia a dia e não atrapalha sua vida sexual e profissional, ela é um ato inocente e seguro de se obter prazer.
Benefícios da masturbação
Além de não fazer mal, a masturbação é benéfica em vários casos. Pessoas que se masturbam tem um maior conhecimento do próprio corpo e costumam ter vida sexual mais saudável e satisfatória. Pessoas sexualmente reprimidas podem apresentar melhora da qualidade da vida sexual se começarem a se masturbar.
A masturbação ainda apresenta os seguintes benefícios:
- Ajuda mulheres que têm dificuldades em ter orgasmo
- Ajuda homens que apresentam ejaculação precoce
- Melhora os sintomas da TPM
- Reduz o estresse
- Melhora a qualidade do sono
- Alivia cólicas menstruais
Apesar de ainda não ser plenamente comprovado, estudos mais recentes mostram uma relação entre a frequência de ejaculações e a redução da incidência do câncer de próstata. Homens que apresentam mais de 20 ejaculações por mês, seja em atos sexuais ou por masturbação, parecem apresentar menor risco. Alguns trabalhos mostram que a "proteção" contra o câncer é mais forte quando esta frequência de ejaculação inicia-se antes dos 20 anos. Fonte: site MD.Saúde: MASTURBAÇÃO

Veja dicas de sexo seguro aqui:
DICAS DE SEXO SEGURO

NA HORA DA TRANSA
Se rolar tesão na jogada, opte sempre pelo sexo seguro e uso da camisinha. Essa ainda é a melhor forma de se prevenir contra o HIV, vírus causador da Aids. Não vacile nem marque bobeira: durante a relação sexual, sangue e esperma do parceiro nunca devem entrar em contato com partes internas de seu corpo, através do ânus, boca ou ferimentos. E vice-versa!


PENETRAÇÃO, BOQUETE E CUNETE
Seja no papel de ativo ou passivo, com homem ou mulher, a camisinha é item obrigatório. Mas no sexo anal não esqueça de usar também gel lubrificante, à base de água, obrigatório para evitar o rompimento da camisinha. Só assim a transa ficará mais gostosa e segura.
O sexo oral no pênis (boquete) sem camisinha pode sim transmitir o HIV e outras infecções. Lamber o líquido seminal (as gotas que saem antes da ejaculação), deixar gozar na boca ou engolir o esperma são práticas arriscadas.
Já o sexo oral no ânus (cunete) traz menos riscos em relação ao HIV, mas pode ser a porta de entrada para sífilis, hepatite e outras doenças. 

PORTA ABERTA PARA O HIV
Além da Aids, existem muitas infecções transmitidas através de relações sexuais despro-tegidas entre homens. É o caso da sífilis, gonorréia, herpes, cancro mole, crista de galo e tricomonas ( veja DSTs, nesta página). Procure logo um serviço de saúde se aparecer ferida, verruga, corrimento, ardência ou coceira, seja no pênis ou no ânus. Além do deconforto e da dor, essas doenças podem aumentar em muitas vezes o risco de transmissão do HIV.


CAMISINHA E GEL: O CASAL INSEPARÁVEL
Só tire a camisinha da embalagem na hora que for usá-la. Aperte a ponta para sair todo o ar. É aí onde o esperma vai se alojar na hora da ejaculação. Coloque a camisinha quando o pênis estiver duro. Desenrole a camisinha até a base do pênis. Ao término da relação, tire a camisinha com o pênis ainda duro, segurando-a pelo anel, para evitar vazamentos. Use uma nova camisinha para cada relação sexual. Se você curte consolo de borracha a dois use uma camisinha em cada penetração.
Guarde as camisinhas em lugar à sombra, fresco e seco para não estragarem. Só use as que tiverem selo de garantia de qualidade do Inmetro. Jogue fora as pegajosas, ressecadas, quebradiças ou que ficaram muito tempo no bolso ou na carteira.
Use gel lubrificante só à base de água. Não use vaselina, óleo mineral ou outros derivados de petróleo.


ASSIM NÃO SE PEGA AIDS
Por meio de abraço, aperto de mão, beijo na boca, carinhos, afagos, masturbação, suor, lágrima, saliva, espirro, uso comum de copos, pratos, talheres, roupa de cama, toalhas, alimentos, vaso sanitário, pia, piscina, picada de insetos, banho a dois, carícias... Use a imaginação, invente um novo erotismo. Sexo seguro também é sinônimo de prazer.


QUEM VIAJA, PERDE A NOÇÃO
A utilização de drogas, incluindo álcool, maconha, cocaína, crack ou ecstasy, não é uma boa. Você pode perder a noção do risco e esquecer da camisinha, por exemplo. Já o uso de drogas injetáveis é a forma mais arriscada para se contrair o HIV. Mas se você curte essa viagem, não divida a mesma seringa com ninguém. Prefira as descartáveis. Se só houver uma, porém, o jeito é limpar. Faça o seguinte: encha a seringa duas vezes com água limpa jogando a água na pia ou no ralo. Depois encha mais duas vezes com cândida (água sanitária) e outras duas com água limpa. Dê um tempo de pelo menos 30 segundos a cada vez que esvaziar a seringa.


FAÇA O TESTE.
Se você acha que teve um comportamento de risco (se rolou penetração sem camisinha, por exemplo) faça o teste anti-HIV, de preferência três meses depois, tempo necessário para aparecer os anticorpos. Faça preferencialmente na rede pública, que oferece aconselhamento antes e depois do teste. Tente conter a ansiedade e lembre-se de que resultado negativo não é vacina contra a Aids. E se o teste der positivo converse bastante com um profissional de saúde. Procure um grupo de apoio, que pode lhe ajudar a enfrentar a situação.


BASTA UMA ÚNICA VEZ
A redução do número de parceiros não é uma garantia contra a infecção pelo HIV. Uma única vez sem camisinha pode ser o suficiente. Não importa onde, com quem ou com quantos você transa. Tanto faz se é por amor, por diversão, ou por dinheiro. Solteiro ou casado, não importa se você está apaixonado ou é fiel ao companheiro. Muito menos se você é soro-positivo, soronegativo ou ainda não fez o teste anti-HIV. O que importa é transar de forma segura. Exija sempre camisinha. Esse é um comportamento de respeito e solidariedade. É a prova de que você pensa em si mesmo e no outro. Veja mais aqui http://casais-liberais-brasil.webs.com/dicasderelacionamentos.htm

FIQUE ATENTO AOS SINAIS DO SEU CORPO
Se você é homem que pratica sexo com outros homens, deve saber identificar situações e sintomas de problemas que podem ocorrer, por exemplo, na região do reto, como sangramentos, dores e diarréias, e que podem afetar a sua saúde. A visita ao médico ou a um serviço de saúde próximo deve ser sempre considerada, evitando que um caso relativamente simples possa evoluir para uma complicação mais séria.


São sinais que merecem atenção:
Sangramento retal
Fissura anal: sangue vermelho vivo nas fezes ou no papel higiênico, quase sempre acompanhado de dor ao defecar.

Colite: sangue vermelho vivo ou muco na defecação e possíveis dores; pode estar relacionada a infecções bacterianas ou mesmo ao uso de antibióticos.

Tumores no cólon: nódulos cancerosos ou não podem causar sangramento vermelho vivo durante a evacuação, sem presença de dor.

Hemorróidas: fique atento a sangue vermelho vivo no papel higiênico ou pingando no vaso sanitário; normalmente não há dor.

Ferimento: presença de sangue vermelho vivo após sexo anal sem uso de lubrificante ou uso de "brinquedos sexuais", podendo ocorrer dor.

Dores anais
Fissura anal: Dor durante a defecação com ou sem sangramento e que, frequentemente, começa após uma prisão de ventre.

Espasmo do esfíncter anal: dor forte e aguda quase sempre após a evacuação; pode ser resultado de sexo anal à força ou uso de "brinquedos sexuais".

Fístula anorretal: uma ligação tubular do interior do seu reto para o lado exterior que causa dor, com ou sem presença de febre. A dor deve aumentar em intensidade até que a fístula estoure e uma pequena quantidade de sangue ou pus vaze.

Hemorróida trombosada: caroço inchado, consistente e dolorido adjacente ao ânus causado por um coágulo sanguíneo nas hemorróidas. Pode ou não haver sangramento.

Trauma: ferimento acompanhado de dor após o sexo anal ou uso de "brinquedos sexuais", que pode ou não haver presença de sangramento.

Diarréia
Infecção bacteriana: associada a dores abdominais após a ingestão de alimentos mal cozidos ou contaminados, especialmente ovos, laticínios, frango ou carne moída. Também pode ocorrer após o sexo oral-anal. Pode haver sangue presente nas fezes.

Gastroenterite: freqüentemente com sintomas estomacais semelhantes a uma gripe causada por vírus, com dores abdominais, febre, náuseas e vômitos.

Intestino irritado: "estômago nervoso" com ataques de diarréia e prisão de ventre associados a mudanças de humor e ansiedade.

Parasitas: associados geralmente a viagens regiões diferentes e à infecção pelo vírus HIV; pode ou não ocorrer dores abdominais e febre.

Secreção peniana
Uretrite gonocócica:
a gonorréia sempre produz uma secreção infectada e abundante; pode ou não haver queimação ao urinar.

Uretrite não gonocócica: quase sempre uma secreção transparente que pode ser abundante ou visível apenas se o pênis for espremido.
Não confudir com pré-gozo que começa durante a fase de excitação sexual quando a próstata, vesículas seminais e glândulas acessórias menores secretam um fluído transparente pela uretra.

Dores testiculares
Epididimite: inflamação dos epidídimos por trás dos testículos, sendo comum a ocorrência de febre.
Hérnia: um buraco no músculo da parede abdominal; sendo que a pessoa irá notar um caroço surgindo na virilha, que pode chegar ao escroto. Algumas vezes você pode empurrá-lo de volta. Uma hérnia dolorosa é um caso de emergência.

Prostatite: inflamação na próstata que sempre produz uma sensação de peso ou dor no baixo reto, sendo comum a ocorrência de dor.

Torção testicular: uma torção em um testículo, com o surgimento de dores fortes que começam repentinamente; o testículo fica em uma posição superior dentro do saco escrotal; esta é uma situação de emergência, devendo ser procurado um serviço de saúde.

Varicocele: veias alargadas ao redor do testículo causam peso no escroto e uma sensação como se houvesse um "ninho de minhocas" acima do testículo; freqüentemente está associada a um maior risco de infertilidade.

Fonte: GOLDSTONE, Stephen E. Manual do Amor Gay - guia médico para homens. São Paulo: Outras Palavras, 2005, 238p.








Nenhum comentário: